DEUS NÃO ESTÁ IRADO COM VOCÊ

30 Nov 2018

 

   

Quando eu era criança era comum ouvir pessoas dizendo coisas como "Deus castiga!", "cuidado com a ira de Deus", "é o juízo de Deus", "a mão de Deus vai pesar" etc. Infelizmente, ainda hoje é possível ouvir coisas semelhantes. Porém, esse tipo de discurso, ao invés de ajudar, só cria uma imagem ainda mais distorcida de Deus para as pessoas. Muita gente continua enxergando Deus como um ser distante, irado e pronto para nos punir no instante em que pecamos.

 

Consequentemente, muitos vivem um cristianismo esquizofrênico, achando que, dependendo do que fazem, uma hora Deus os abençoa, outra hora os amaldiçoa; uma hora Ele está feliz com eles, outra hora está irado; uma hora Ele se importa, outra hora Ele se afasta. E, apesar de, como cristãos, fazerem parte da Nova Aliança, eles acabam se relacionando com Deus como se estivessem na Velha.

 

Talvez esse seja o seu caso.

 

A forma como vemos a Deus afeta diretamente na maneira como vivemos e nos relacionamos com Ele. Muitos cristãos não estão vivendo uma vida vitoriosa, pois acreditam na MENTIRA de que Deus está irado com eles. Essa crença equivocada acaba trazendo culpa e condenação, quando na verdade o cristianismo é um estilo de vida de liberdade e poder, onde fomos chamados para reinar. 

 

De acordo com as Escrituras, a verdade é que Deus prometeu que chegaria um tempo em que Ele nunca mais se iraria conosco. 

 

Veja o que a Bíblia diz:

 

"'Num impulso de indignação escondi de você por um instante o meu rosto, mas com bondade eterna terei compaixão de você', diz o Senhor, o seu Redentor.'Para mim isso é como os dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais tornariam a cobrir a terra. De modo que agora jurei não ficar irado contra você, nem tornar a repreendê-la'". (Isaías 54:8,9)

 

Note que o Senhor diz que quando chegasse esse tempo, onde Ele teria compaixão eterna de nós, sendo nosso Redentor, seria para Ele como nos dias de Noé, quando Ele prometeu que não destruiria mais os homens com as águas do dilúvio. Isto é, assim como Ele fez essa promessa nos dias de Noé, de forma semelhante Ele também prometeu que não se iraria mais conosco. 

 

Para entender isso melhor precisamos voltar à história de Noé e ver como realmente foi quando Deus prometeu que não mandaria mais dilúvio sobre a terra. 

 

“Então Noé saiu da arca com sua mulher e seus filhos e as mulheres deles, e com todos os grandes animais e os pequenos que se movem rente ao chão e todas as aves. Tudo o que se move sobre a terra saiu da arca, uma espécie após outra. Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.” (‭‭Gênesis‬ ‭8:18-21‬)

 

Observe que quando Noé saiu da arca com sua família, ele ofereceu um sacrifico de animais puros ao Senhor. Ao sentir o cheiro agradável daquela oferta, Deus disse a Si mesmo que nunca mais traria maldição sobre a terra e então fez uma aliança com Noé e sua família declarando que nunca mais os homens seriam destruídos pelas águas do dilúvio, como havia acontecido. Como sinal desta aliança firmada por Ele com todos os seres vivos (e isso inclui você) o Senhor estabeleceu o arco-íris, para que assim a aliança fosse sempre lembrada.

 

Então disse Deus a Noé e a seus filhos, que estavam com ele:
"Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes, e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os rebanhos domésticos e os animais selvagens, todos os que saíram da arca com vocês, todos os seres vivos da terra. Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra".
E Deus prosseguiu: "Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida. Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra". Concluindo, disse Deus a Noé: "Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra".
(Gênesis 9:8-17)

 

Quando Jesus veio, como nosso Redentor (Veja Gl 3:13,4:5, 1Pe 1:18, Tt 2:14), Ele se ofereceu na cruz, por amor, como um cordeiro puro, sem mancha e sem defeito (1Pe 1:19), como oferta em nosso lugar.

 

Veja o que as Escrituras dizem:

 

"...Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus." (‭‭Efésios‬ ‭5:2)

 

Ao sentir o aroma agradável da oferta de Jesus na cruz, Deus se alegrou e lembrou-se da promessa que havia feito anteriormente, dizendo:

 

"Para mim isso é como os dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais tornariam a cobrir a terra. De modo que agora jurei não ficar irado contra você, nem tornar a repreendê-la'". (Isaías 54:8,9)

 

Assim como Deus se alegrou com oferta de Noé e prometeu não trazer mais dilúvio sobre a terra, Ele se alegrou com a oferta de Jesus na cruz e prometeu não mais se irar com você!

 

Ao ressuscitar Jesus tornou possível que você, por meio da fé, se tornasse participante desta realidade maravilhosa de paz com Deus. O castigo veio sobre Jesus para que você pudesse estar seguro e em paz em seu relacionamento com Deus, sabendo que Ele não está irado com você e nem querendo te punir, uma vez que você está em Cristo, pois Ele já foi punido em seu lugar!

 

"...o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele". (Isaías 53:5)

 

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo". (Romanos 5:1)

 

Hoje mesmo, Deus não está mais irado com você, pois todos os seus pecados foram punidos no corpo de Jesus lá na cruz (1Pe 2:24)!

 

Como você vê a Deus? Você vê um Deus irado hoje ou um Deus que está sorrindo e pronto para abraçar você? Por causa da obra consumada de Jesus, não estamos mais sob a ira de Deus. Deixamos de ser filhos da ira (Ef 2:3) e passamos a ser filhos de Deus (Jo 1:12). Somos o povo da Nova Aliança que Deus estabeleceu com Jesus, o Redentor.

 

Agora todas as vezes que você vir um arco-íris no céu você pode se lembrar do sacrifício de Jesus na cruz e saber que Deus não está mais irado com você. O arco-íris é uma lembrança de que assim como Deus nunca mais trará maldição sobre a terra e nem destruirá a humanidade com as águas do dilúvio, assim também Deus nunca mais se irará com você e nunca mais virá maldição alguma sobre sua vida, pois Cristo se fez maldição em seu lugar na cruz (Gl 3:13)!

 

Hoje, por meio de Jesus Cristo, você é um filho amado por Deus, em quem Ele tem prazer!


"O Senhor anulou a sentença contra você, ele fez retroceder os seus inimigos. O Senhor, o Rei de Israel, está em seu meio; nunca mais você temerá perigo algum. O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria". (Sofonias 3:15,17)

 

Se você está em Cristo, Deus não se ira com você; Ele se alegra em você, assim como Ele se alegra em Jesus!

  

  

 

 

Please reload

FIQUE POR DENTRO

Me passe seu e-mail e eu te mando cada um dos meus posts assim que forem publicados para você ver primeiro