SE DEUS É BOM, POR QUE COISAS RUINS ACONTECEM?

28 May 2018

  

 

"Deus está permitindo isso para te ensinar..."

 

"Se Deus permitiu é porque Ele tem um propósito.."

 

Certamente você já deve ter ouvido alguma fala semelhante a essas diante de uma situação difícil, ou talvez você mesmo já tenha falado isso a alguém em algum momento. Sabemos que Deus é bom e que Ele está cuidando de nós. Mas muitas vezes não entendemos as situações difíceis que passamos e nem o porquê.  Em momentos assim ouvir algo como "Se Deus permitiu isso é porque Ele tem um propósito..." é comum e vem com a intenção de nos confortar e consolar, mas... Ainda que não intencionalmente, uma fala como essa pode nos levar diretamente à pergunta "Se Deus é bom, por que coisas ruins acontecem?"

 

Para responder este questionamento precisamos entender algumas coisas importantes que mencionarei abaixo. Mas a primeira delas é que não temos todas as respostas para tudo. Infelizmente (ou felizmente) precisamos compreender que não sabemos (e não saberemos) todas as coisas. Mas não precisamos nos frustrar por causa disso. Ainda podemos ter algumas respostas que nos ajudam a entender melhor algumas coisas que acontecem e dentro disso quero te ajudar com um pouco da compreensão que carrego sobre este assunto e que acredito que pode esclarecer melhor seu entendimento e trazer ânimo e descanso ao seu coração.

 

 

Por que coisas ruins acontecem?

 

A resposta para essa pergunta é muito simples: por causa do pecado. Mas espere! Não significa que se algo ruim está acontecendo com você ou que se você está passando um momento difícil é porque você está em pecado. Nada disso! Vamos entender isso melhor.

 

Nunca foi projeto de Deus que coisas ruins acontecessem, que as pessoas sofressem, ficassem doentes ou muito menos morressem. Ao criar o homem Deus o colocou como governante sobre este mundo (Gn 1:26) e deu a ele uma missão e uma escolha. Ao escolher o pecado o homem entregou o domínio deste mundo nas mãos de Satanás (Lc 4:5-7) e, ao entrar no mundo, o pecado trouxe consigo doença, medo, culpa, vergonha, morte e tudo que é ruim, além de corromper o coração humano em toda sua essência. A própria natureza foi corrompida por causa do pecado. 

 

O pecado entrou no mundo por meio de um homem, e com ele entrou a morte e a morte passou a todos homens (Romanos 5:12) 

 

Então quando olhar para as questões ruins e difíceis desse mundo entenda que tudo isso é proveniente da entrada no pecado no mundo e da natureza pecaminosa nos homens.

 

 

Deus não é o vilão nessa história. Ele é o Salvador

 

Deus é bom. O tempo todo Ele é bom. Ele só tem pensamentos de paz para você e para toda humanidade (Jr 29:11). Seu maior desejo é nos ver desfrutando de vida plena, prosperidade, paz, felicidade, alegria, amor e bondade em abundância. Por isso Ele mandou Jesus a este mundo. Ele veio justamente para "destruir as obras do Diabo" (1Jo 3:8). Ele veio para nos salvar. Veja o que o próprio Jesus diz:

 

"Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las." (Lc 9:56)

 

A palavra salvar aqui é a palavra sozo, no original grego. De acordo com o dicionário Strong, sozo significa: salvar, manter são e salvo, resgatar do perigo ou da destruição; poupar alguém de sofrer (perecer), fazer bem, curar, restaurar a saúde; preservar alguém que está em perigo de destruição, libertar...

 

É isso que Deus deseja para você.

 

Se coisas ruins acontecem e o mundo está cheio de sofrimento, miséria, fome, perigos, violência, e inúmeras coisas terríveis, precisamos entender que tudo isso é decorrente do erro daquele que era responsável por governar, proteger e cuidar desse mundo: o homem. Por isso era necessário que um homem viesse e tomasse de volta esse domínio que o primeiro Adão deu a Satanás. Por esta razão é que Jesus veio: para fazer aquilo que Adão - e nenhum um outro ser humano na história -  foi capaz!

 

Jesus é a expressão exata de Deus (Hb 1:3). Se quisermos entender como Deus pensa e age precisamos olhar para a vida de Jesus. Ele também é o modelo para nós e através dele podemos saber como é a vida que Deus projetou para nós. Quando alguém doente vinha até ele, era curado. Se faltava alimento, ele multiplicava. Se alguém morria, ele ressuscitava. Ele é o padrão, e o que vemos nesse padrão é que nenhuma das circunstâncias ruins deste mundo o afetavam, mas ao contrário Ele exercia autoridade sobre tais coisas e trazia a realidade do Céu à Terra.

 

Jesus até mesmo disse que teríamos aflições neste mundo, mas que poderíamos permanecer animados, porque Ele venceu o mundo (Jo 14:6). 

 

Pense comigo:

Se Jesus ressuscitou os mortos, como eu posso dizer que se alguém morreu foi propósito de Deus?

Se Jesus curou os doentes, como eu posso dizer que enfermidade é permissão de Deus?

Se Jesus multiplicou o alimento, como eu posso dizer que fome e miséria são culpa de Deus?

 

Como eu mencionei acima, Jesus é a expressão de Deus. Sendo assim, ao olhar para vida de Jesus percebemos que, na verdade, Deus quer pôr fim a todo sofrimento humano, incluindo doenças, fome, miséria e todas as coisas ruins que acontecem no mundo.

 

Mais do que isso, é possível perceber que Ele decidiu fazer isso através de nós! Lembra que o homem tinha a missão de governar, cuidar e proteger a Terra?

 

Ao morrer, recebendo o pagamento dos nossos pecados na cruz, Jesus cancelou todo poder do diabo, do pecado e de tudo que o pecado trouxe. Ao ressuscitar ele revela que todo poder lhe foi dado no Céu e na Terra e nos orienta a caminharmos em seu nome, ou seja, em sua autoridade e poder (Mt 28:18). Ele afirmou que podemos fazer as mesmas obras que Ele fez (Jo 14:12) e obras ainda maiores.

 

Você é a pessoa que Deus quer usar para trazer transformação a este mundo e manifestar todo amor, poder e bondade dele. 

 

 

O que devo fazer, então, diante das questões difíceis e do sofrimento?

 

Primeiramente entenda que Deus é bom. Ele não é o causador do problema. Ele é aquele que providenciou uma solução para o problema. Problema esse que nós mesmos - seres humanos - criamos. Tudo que é bom vem dele (Tg 1:17). Confie plenamente no Senhor; Ele sempre está disposto a fazer o sobrenatural em seu favor. Deus não é contra você; Ele é favorável a você (Rm 8:31). Ainda que você sofra ou esteja passando por aflições - como o próprio Jesus disse que passaríamos, por causa da realidade desse mundo - creia na bondade e no amor de Deus por você. Ele fará essa situação cooperar para o seu bem! Deus não permite e nem provoca o mal ou coisas más. Mas Ele é poderoso para transformar o mal em bem e torná-lo a seu favor (Rm 8:28).

 

Além disso entenda que Deus ama tanto você que Ele decidiu manifestar todo poder e amor dele por meio da sua vida. Deus deseja que seja feito na Terra assim como é no Céu (Mt 6:10) e Ele deseja fazer isso com você e através de você. Onde existe enfermidade, você pode trazer cura, no nome de Jesus. Onde há morte, você pode trazer ressurreição. Onde há pecado, você pode trazer perdão. Onde há miséria, você pode trazer multiplicação. Como um cristão, você é um representante do Céu nesta Terra. Quanto mais pessoas entenderem isso, menos o poder do maligno terá liberdade para operar em nosso mundo, até que desfrutemos de novos céus e nova terra. Jesus disse: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum" (Lc 10:19).

 

O Senhor é bom. Ele não te abandona em tempos difíceis. Ele está sempre com você. E mais do que isso Ele quer transformar a realidade desse  mundo através de você. O mundo pode estar em trevas, mas através de Jesus, você é a luz deste mundo. 

 

 

Deus é bom o tempo todo.

 

 

 

 

Please reload

FIQUE POR DENTRO

Me passe seu e-mail e eu te mando cada um dos meus posts assim que forem publicados para você ver primeiro