ARREPENDIMENTO NÃO É MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

5 Jun 2017

 

 

 

Não sei se você sabe mas a palavra arrependimento na Bíblia é a palavra METANÓIA que significa mudança de mentalidade. Isso significa que arrependimento não é mudança de atitude. Arrependimento é mudança de pensamento que gera mudança de atitude. A mudança de atitude é o fruto do arrependimento.

 

Em outras palavras: arrepender-se é mudar a forma como você pensa de tal modo que essa mudança de pensamento provoque uma mudança no seu comportamento.

 

Culpa, peso, vergonha e condenação  não fazem parte do processo de arrependimento. É importante lembrar que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo. Portanto, arrependimento não tem nada a ver com se sentir culpado, ou condenado e muito menos com ser punido. Arrependimento tem a ver com a forma como você pensa a respeito de alguém ou alguma coisa.

 

Existem duas coisas que levam uma pessoa ao verdadeiro arrependimento:

  1. A tristeza segundo Deus

  2. A bondade de Deus

 

A tristeza segundo Deus

 

Essa tristeza de Deus não é um sentimento de vergonha, culpa ou condenação, como já mencionei. Mas é uma sensibilidade que te leva a entender a gravidade das consequências do que você fez e como aquilo prejudica você e as pessoas à sua volta. 

 

Observe que interessante o texto bíblico: "Porque a tristeza segundo Deus opera o arrependimento para salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza segundo o mundo opera morte" (2 Coríntios 7:10)

 

Jesus não veio para condenar, Ele veio para tirar a condenação (Veja João 3:17). A tristeza segundo Deus não te faz se sentir culpado ou condenado, ela faz você se sentir esclarecido, esperançoso e determinado.

 

 

A bondade de Deus

 

Exatamente por ser a bondade de Deus a segunda coisa que leva ao arrependimento (Romanos 2:4), não faz absolutamente nenhum sentido associar arrependimento com peso e culpa pelo erro. Ao contrário, o que leva uma pessoa a ter uma mudança real de pensamento é justamente entendimento de que a sua justiça não vem de si mesma, mas de Cristo, e de que Deus é bondoso, misericordioso e amoroso, e pronto a perdoar.

 

Então, se você está em Cristo, jamais se culpe pelos seus erros. Ao contrário corra para Jesus e deixe Ele te limpar completamente.

 

 

Um dica para você

 

Uma vez que você entendeu que arrependimento é mudança de pensamento, é importante você compreender também que, quase sempre, o problema não está no que você faz, mas sim no PORQUÊ você faz o que faz. Não adianta mudar o que você fez se o que te levou a fazer aquilo não for mudado. Por isso que arrependimento não é mudança de atitude ou comportamento. Pois se você mudar o seu comportamento, mas não tratar a raiz da motivação que te levou a se comportar daquela forma, eventualmente você acabará agindo da mesma maneira ou de forma parecida novamente.

 

Então, se você errar, ao invés de se culpar, se isolar, se fechar ou ficar lamentando faça o seguinte:

 

1) Corra para Jesus, sabendo que você é aceito e amado e que Ele quer te limpar e não te condenar.

 

2. Faça perguntas a si mesmo para identificar a raiz do problema. 

Por exemplo: Por que eu agi assim? O que isso me mostra? Qual a verdade a respeito disso?

 

3. Se você não conseguir identificar a raiz sozinho, procure ajuda de alguém com quem você se sinta seguro e que você sabe que ao invés de te condenar e punir, irá te ajudar a resolver o problema em amor (Tg 5:16).

 

Você é muito especial e Deus te ama profundamente. Ele proporcionou um caminho perfeito para que você viva em plena liberdade na Presença dEle!

 

"Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade".
(Hebreus 4:14-16)

 

 

 

 

Please reload

FIQUE POR DENTRO

Me passe seu e-mail e eu te mando cada um dos meus posts assim que forem publicados para você ver primeiro