SE DEUS É BOM, POR QUE COISAS RUINS ACONTECEM?



"Deus está permitindo isso para te ensinar..."


"Se Deus permitiu é porque Ele tem um propósito.."


Certamente você já deve ter ouvido alguma fala semelhante a essas diante de uma situação difícil, ou talvez você mesmo já tenha falado isso a alguém em algum momento. Sabemos que Deus é bom e que Ele está cuidando de nós. Mas muitas vezes não entendemos as situações difíceis que passamos e nem o porquê. Em momentos assim ouvir algo como "Se Deus permitiu isso é porque Ele tem um propósito..." é comum e vem com a intenção de nos confortar e consolar, mas... Ainda que não intencionalmente, uma fala como essa pode nos levar diretamente à pergunta "Se Deus é bom, por que coisas ruins acontecem?"


Para responder este questionamento precisamos entender algumas coisas importantes que mencionarei abaixo. Mas a primeira delas é que não temos todas as respostas para tudo. Infelizmente (ou felizmente) precisamos compreender que não sabemos (e não saberemos) todas as coisas. Mas não precisamos nos frustrar por causa disso. Ainda podemos ter algumas respostas que nos ajudam a entender melhor algumas coisas que acontecem e dentro disso quero te ajudar com um pouco da compreensão que carrego sobre este assunto e que acredito que pode esclarecer melhor seu entendimento e trazer ânimo e descanso ao seu coração.



Por que coisas ruins acontecem?


A resposta para essa pergunta é muito simples: por causa do pecado. Mas espere! Não significa que se algo ruim está acontecendo com você ou que se você está passando um momento difícil é porque você está em pecado. Nada disso! Vamos entender isso melhor.