LUZ NÃO É SOMENTE ALGO QUE VOCÊ TEM. É QUEM VOCÊ É




Se você entrar em um quarto totalmente escuro qual a primeira coisa que irá fazer ao entrar? Certamente será acender a luz, correto? Para que a escuridão saia é muito simples: basta ascender a luz! A luz dissipa as trevas. Não é necessário fazer muito esforço. Quando há a presença de luz, a escuridão vai embora naturalmente. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8:12). Quanto maior a presença da luz, menor a influência das trevas. Semelhantemente, quanto mais liberdade Jesus tiver em sua vida, menos poder as trevas terão sobre você. Quanto mais você tiver da presença dEle, menos você será influenciado pelas trevas.


Existem muitos cristãos, hoje, que vivem em uma briga constante consigo mesmos por estarem sob influência das trevas. Essas pessoas vivem uma vida de altos e baixos e cheia de inconstância. Uma hora são crentes fervorosos que buscam a Deus com intensidade e se dedicam na obra do Senhor. Outra hora são pessoas desanimadas que se sentem fracas espiritualmente, presas a pecados e sem motivação para buscar por mais. A desculpa que eles usam é que tentam, mas não conseguem, se esforçam, mas é difícil demais. Todavia, se ao recebermos a Jesus é Ele quem vive em nós, então porque tamanha dificuldade? Entendo que talvez não seja somente uma questão de funcionalidade, mas principalmente de identidade.


Como assim?


Aquilo que você faz normalmente flui à partir do entendimento que você tem sobre quem você é. A maneira como você acredita determina a maneira como você vive. Eu tenho uma grande amiga de ministério que sempre diz que "quando você sabe quem você é e de quem você é, então você sabe o que foi chamado para fazer". Como isso é poderoso! Quando você carrega uma visão errada sobre Deus e sobre você mesmo isso afeta diretamente seu comportamento de forma negativa, te impedindo de viver a plenitude do que Deus projetou para você. Da mesma forma um entendimento correto de quem Deus é e do que Ele pensa a seu respeito muda sua vida por completo. Isto é, quando você conhecer a verdade sobre Deus e sobre você mesmo tudo será diferente. Por isso Jesus disse: "Conheçam a verdade e a verdade libertará vocês" (João 8:32).


Por exemplo, cada momento que nós, sendo cristãos, pecamos é um momento de crise identidade, onde esquecemos quem somos e de quem somos. O resultado dessa crise é o que chamamos de pecado. Quantos cristãos estão vivendo como escravos, quando na verdade são reis e sacerdotes. Outros estão vivendo como órfãos, sendo, de fato, filhos. Entretanto, o desejo de Jesus não é somente que você tenha luz. Mais do que isso ele deseja que você seja luz. Por isso ele afirmou: "Vocês são a luz do mundo" (Mt 5:54). Isso fala da sua condição, da sua natureza, da sua essência. Luz não é somente algo que você tem, é quem você é. Ao receber a Cristo toda sua natureza é mudada e você se torna assim como Ele é (Veja 1Jo 4:17). Quando você carrega essa percepção sobre sua vida em Cristo, então você não teme as trevas. Pois a questão não é quão densas são as trevas, mas quão forte é a sua luz. Quando você sabe quem você é em Cristo você sabe o brilho que você carrega. É como se você se fosse uma lâmpada encaixada em um bocal. A lâmpada por si só não pode produzir luz. Ela precisa estar ligada a uma fonte de energia que tornará isso possível. Ela somente irá produzir luz ao ser conectada a uma fonte de energia. A voz de Deus é a energia necessária para que você seja luz neste mundo. As palavras dele são palavras de vida eterna. Quanto mais você o ouve e acredita no que Ele diz, mais você entende quem você é, de quem você é e o que foi chamado para fazer.


Sendo assim, ao invés de correr da escuridão, você se move em direção a ela afim de iluminar, pois você conhece quem brilha através de você. Como o Senhor fez; ao invés de destruir esse mundo, Deus amou o mundo. Ele não se distanciou de nós; Ele veio até nós. Jesus sabia quem Ele era. Ele sabia que Ele era a luz. Por isso Ele dizia: "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo" (João 9:5). Ele tocava o leproso e ao invés ficar de impuro - como a Lei dizia - era o leproso que ficava puro e completamente limpo. Por isso ele andava em meio aos pecadores. O que os pecadores faziam não mudava quem Ele era, mas quem Ele era mudava o que os pecadores faziam. Quanto mais firmado em sua identidade em Cristo você estiver, mais forte você irá brilhar. É muito mais que uma questão de funcionalidade. É uma questão de identidade. O que você faz flui a partir de quem você é. Você é luz. Deixe Cristo brilhar através de você.



223 visualizações

Email: contato@matheusmelo.com / Whatsapp comercial: (19) 98837-3977   © matheusmelo.com - Todos os direitos reservados - Belém, PA