INTIMIDADE (Tradução Danny Silk)


Um dos maiores presentes que podemos e receber é o presente de relacionamentos de amor e compromisso.


Para ter relacionamentos fortes, temos que estar comprometidos com valores fundamentais para proteger nossas conexões.


A melhor maneira de criar uma conexão duradoura é permitir que as pessoas vejam quem você é e confiar nelas. A maioria das pessoas teme que se eu te mostrar o meu 'eu', você vai tentar me controlar, porém todos nós ainda assim desejamos intimidade (into-me-you-see/em-mim-você-vê - trocadilho com a sonoridade da palavra "intimidade" em inglês), conhecer e ser conhecido. O que eu desejo está sob meu controle. Nem sempre eu posso me apoiar no que outras pessoas escolhem fazer, mas eu posso assumir a responsabilidade pelo o tipo de relacionamentos que eu quero em minha vida.


Eu sei, pode não parecer possível, mas eu posso me mover em direção a outros, escolhendo trabalhar em mim.


Aqui estão 5 maneiras de ser proativo nos relacionamentos. Eu as incluí como declarações começando com "EU" que você pode usar para se comunicar com outras pessoas:


1. EU CONSTRUIREI UM LUGAR SEGURO, CHEIO DE COMUNICAÇÃO ABERTA E HONESTA


Um lugar seguro significa que há menos coisas que você tem que adivinhar, e mais coisas sobre as quais você realmente tem boa informação. Você tem essa informação realmente boa porque eu a dei livremente para você. Uma boa analogia com isto é estar em um quarto escuro vs estar em um quarto claro. Quando a luz está acesa, eu não tenho que pensar sobre o que está lá. Fico muito mais ciente de onde estou indo. Já quando estou em um quarto escuro, eu me sinto ansioso porque não tenho um bom senso de onde estou indo, ou que obstáculos podem estar no meu caminho.


A comunicação honesta é como estar em um quarto claro. Temos a capacidade de ligar a luz em cada relacionamento. Acender a luz significa dizer-lhe o que está acontecendo dentro de mim usando as "mensagens do EU". Uma boa mensagem do "EU" é projetada para ajudar alguém a ver dentro de mim. Um bom exemplo pode ser dizer ao seu cônjuge: "Quando você fala comigo dessa maneira, eu sinto medo, preciso me sentir seguro quando nos comunicamos".



2. EU TOMAREI RESPONSABILIDADE PESSOAL


Em um bom dia, eu posso me controlar. Eu nunca tenho controle sobre outras pessoas. Em um relacionamento, a outra pessoa tem que saber que meu trabalho não é controlá-la. Sou responsável por meus pensamentos, sentimentos, palavras e ações. Quando eu sou responsável por mim, nunca serei capaz de culpá-lo por ter escolhido se comportar. Eu serei responsável por mim, e espero o mesmo de você.



3. EU ACEITO VOCÊ, MAS NÃO NECESSARIAMENTE SEU COMPORTAMENTO


A fundação de um relacionamento bem sucedido é você começar a ser você. Diferenças podem às vezes criar ansiedade em qualquer relacionamento, e podem levar a um desejo de controlar, ou mudar a outra pessoa. Um amor maduro oferece oportunidades para eu conhecê-lo e valorizar as diferenças.


Ocasionalmente, o comportamento é inaceitável. Eu terei que decidir sobre o meu nível de participação em conversas desrespeitosas. Eu treino as pessoas como me tratar se eu permitir ou não o desrespeito em nossas interações.



4. EU FALAREI A VOCÊ SOBRE MIM. EU DEIXAREI VOCÊ ME FALAR SOBRE VOCÊ


Quando eu não quero ser vulnerável, eu desloco a responsabilidade sobre outras pessoas. Isso pode soar como: "Você me deixa com raiva, triste, ansiosa ou ciumenta." Eu quero ser bom em te mostrar "EU". Preciso me sentir aceito e compreendido. Quando sou capaz de comunicar o que está acontecendo dentro de mim, eu assumo a responsabilidade por isso, o que significa que você está livre para me falar sobre você. Este tipo de comunicação cria um ambiente de compreensão em comparação com a defensiva.



5. VOU USAR A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA


Existem quatro tipos de comunicação:


Passiva - Você é importante, e eu não

Agressiva - eu sou importante, você não

Passiva / Agressiva - Você é importante / não, não é

Assertiva - Ambos somos importantes


Quando consigo me comunicar usando assertividade, estou enviando a você a mensagem de que ambos somos importantes. Suas necessidades e seus pensamentos são valiosos, assim como os meus. Existem soluções que atendem a ambos os conjuntos de necessidades.


Quando pudermos ficar bons nessas etapas para uma conexão saudável e intimidade, seremos capazes de experimentar relacionamentos cheios de segurança e profundidade.


Todos nós temos o desejo de ser verdadeiramente conhecidos e amados.


E isso vai dar um certo trabalho.


Mas praticando essas etapas e desenvolvendo-as intencionalmente em nossas vidas, isso nos levará a uma maior realização e um reconhecimento de nosso maior desejo por intimidade e confiança.



Pergunta para reflexão:


Que medidas você pode tomar hoje para trabalhar na construção de conexões de amor?



- Danny Silk


Para acessar o texto original em inglês clique aqui: http://bit.ly/2kQksCo

#Relacionamentos #Traduções #Amor

225 visualizações

Email: contato@matheusmelo.com / Whatsapp comercial: (19) 98837-3977   © matheusmelo.com - Todos os direitos reservados - Belém, PA